Poeta de letras densas e poesia que faz pensar, Maria Carpi está de volta. Neste sábado (27), na Capital, ela comemora o aniversário de 84 anos com o lançamento de um novo livro: A Esperança Contra a Esperança (editora AGE). Escrita em 2010 e retomada no auge da crise da covid-19, a obra é um convite à reflexão.
— Na pandemia, posso dizer que a própria esperança me procurou para falar da coragem de sobreviver, mesmo que as portas e janelas tenham se fechado. É desta que falo no livro — destaca Maria.
O lançamento será no Instituto Ling, das 11h às 14h30min, e terá a presença de Fabrício Carpinejar, filho da escritora e colunista de GZH, e de Mariana Carpi Nejar, neta de Maria, para um bate-papo mediado pelo escritor e diretor da AGE Paulo Flávio Ledur. O encontro também terá um momento de leitura de poemas pelo grupo Amigas da Poesia.
Sobre Maria
Patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2018, Maria Carpi coleciona conquistas e reconhecimento desde o lançamento de seu primeiro livro, Nos Gerais da Dor, vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Com mais quatro obras lançadas pela AGE, a autora tem 19 obras publicadas e representou, por dois anos, a Associação Gaúcha de Escritores no Conselho Estadual de Cultura.
O novo livro
A obra A Esperança contra a Esperança é composta por uma coletânea de poemas que falam sobre este tema central e procuram expressá-lo de diferentes formas. É um convite à compreensão do conceito, sem trazer respostas simples ou literais. Afinal, conforme Maria, a poesia não se explica, se sente:
— A interpretação ocorre com cada leitor e de acordo com sua sensibilidade. Haverá, ao longo dos anos, uma constelação de interpretações. Cada leitor é uma estrela.
Serviço
- O que: Lançamento do livro A Esperança contra a Esperança (editora AGE, 134 páginas), de Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras, em Porto Alegre)
- Quando: sábado, dia 27 de maio, das 11h às 14h30min
- Quanto: R$ 35