Nesta terça-feira (4), às 14h, um conjunto valioso de bens - incluindo obras de artistas como João Fahrion, Di Cavalcanti, Xico Stockinger, Vasco Prado e Farnese de Andrade - será leiloado em benefício de duas entidades essenciais para a área da saúde no Estado: a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Fundação Pró-HPS.
O acervo pertenceu à advogada Marili Berg, que deu aulas de Direito Internacional da PUCRS (com mestrado na Universidade Hebraica de Jerusalém) e teve participação ativa na Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) e na Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra).
No testamento, aos cuidados do economista Gustavo Ioschpe, sobrinho de Marili, e do advogado Rennan Luft, a professora registrou o desejo de deixar tudo para as duas instituições na Capital, ligadas à Santa Casa e ao Hospital de Pronto Socorro. Cada uma receberá 50% do valor do espólio.
Responsável por organizar o material, o marchand Julio Lovato destaca a relevância do acervo.
— É uma coleção de arte maravilhosa e há alguns itens especiais da cultura judaica. É uma ótima oportunidade para quem busca peças únicas e, ao mesmo tempo, quer ajudar duas entidades muito importantes — ressalta Lovato.
Para quem tiver interesse, o martelo será batido pelo leiloeiro oficial Daniel Chaieb, com lances no site danielchaiebleiloeiro.com.br. As obras podem ser vistas na Av. Cristóvão Colombo, nº 2555, no bairro Floresta, em Porto Alegre, e no catálogo disponível tanto no site do leilão quanto em vemdetudo.com/leilao-marili-berg.