Não adianta só curtir e elogiar a revitalização da orla, em Porto Alegre. É preciso ajudar a cuidar. Um dos maiores desafios, além da manutenção da área, é o lixo produzido pelas pessoas e descartado de qualquer jeito na região.
Para mudar essa realidade, o projeto Recicla Guaíba vai lançar, no próximo sábado, uma bateria de novas ações no Trecho 1 - aquele que começa na Usina do Gasômetro e vai até a rótula das Cuias. É uma baita iniciativa, que faço questão de destacar aqui, porque só assim a gente evolui.
No percurso, serão instalados 23 pontos de entrega voluntária de resíduos (chamados de PEVs), perto de bares, quiosques e de áreas de grande circulação. Cada PEV terá um QR Code (código para leitura de celular) que dará acesso a dados como o volume coletado e a destinação dos detritos - uma forma inteligente de mostrar a quem colabora que vale a pena fazer o que é certo.
Outra novidade será a instalação de uma central de resíduos recicláveis (na forma de contêiner) próximo às quadras poliesportivas. Ali, tudo o que for recolhido passará por uma triagem prévia e depois será encaminhado a cooperativas parceiras, para gerar renda na cidade, fazendo a economia girar.
A ideia é fruto de uma parceria entre a concessionária GAM3 Parks, responsável pelo trecho, e a startup Polen, uma cleanTech do Rio de Janeiro, com patrocínio do programa iFood Regenera. Nas praias cariocas, a Polen soma quase duas mil toneladas de materiais reciclados desde 2019.
— Se na orla do Rio conseguimos resolver o problema, por que não tentar na Capital gaúcha? Quando as pessoas veem que dá resultado, elas se engajam. Acreditamos nisso — diz Renato Paquet, CEO da Polen, que mantém um vínculo familiar com o RS: o bisavô dele, de quem herdou o nome, comandou uma divisão do Exército no Estado.
Números
Hoje, em média, cerca de cem toneladas de resíduos de todos os tipos são retirados por mês do Parque da Orla, que inclui o Trecho 1 e o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Isso representa, por alto, uma dezena de caminhões do tipo Truck.
O projeto
Lançado em abril de 2021, o Recicla Guaíba vem realizando ações de conscientização e mutirões de limpeza. Quatro coletores móveis já circulam aos finais de semana na Orla e durante os eventos realizados no Trecho 1. Agora, a intenção é potencializar os resultados, com pontos fixos e a central de resíduos recicláveis.
Mutirão
No próximo sábado (25), o Recicla Guaíba vai promover um mutirão de limpeza no Trecho 1. Além da retirada de resíduos feita pelos voluntários, a equipe fará ações de conscientização e de educação ambiental. Todo o material reciclável recolhido será enviado a Cooperativa CEA, da Vila Pinto, de Porto Alegre.