Um projeto de capacitação profissional gratuita para moradores do bairro Bom Jesus, na periferia de Porto Alegre, formou um grupo de pintores residenciais e ainda deu um presentão para a comunidade. Como atividade prática do curso, os alunos pintaram as fachadas de casas e o gradil de um colégio público.
Promovido pelo Instituto Lojas Renner em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com apoio da Agência Compromisso e do Centro de Educação Ambiental, o projeto Bonja Colorida foi financiado pelo Programa Pró-Social, do governo do Estado (leia mais sobre o programa abaixo).
A iniciativa teve início em novembro de 2022, formou a primeira turma em janeiro e tem uma segunda turma em andamento, com conclusão prevista para o dia 6 de março.
Até agora, mais de uma dezena de casas (dos próprios alunos) receberam novas cores, além do muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck, tudo de graça. Os participantes aprendem técnicas de pintura, texturas decorativas, preparação de superfícies e ainda ajudam a revitalizar a região. Baita ideia.
O Pró-Social RS
Coordenado pela Secretaria de Assistência Social, o Sistema de Gestão de Programas Sociais (Pró-Social RS) é uma iniciativa do Estado que facilita parcerias entre poder público, entidades sociais e empresas por meio de incentivo fiscal (abatimento de ICMS).
Atualmente, estão aprovados mais seis projetos de qualificação semelhantes ao Bonja Colorida, em Frederico Westphalen, Caxias do Sul, Porto Alegre e Dois Irmãos, com investimento de R$ 976,4 mil.
— Na secretaria, temos um processo de garantia de direitos, mas também temos uma missão de inclusão das pessoas no sistema produtivo. Nada melhor do que gerar oportunidade de qualificação para que elas possam ser inseridas no sistema e fazer a caminhada para seu sustento a partir de seus conhecimento e suas capacidades. O Pró-Social é uma grande ferramenta para isso — destaca o secretário de Assistência Social do Estado, Beto Fantinel.