A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Um dos novos terrários urbanos de Porto Alegre, anunciado com exclusividade na coluna em novembro, já está em obras. O espaço de convivência entre as ruas Garibaldi e Irmão José Otão, no bairro Bom Fim, deve ficar pronto em abril.
A Alegrow, vencedora do edital lançado pela prefeitura, prepara uma loja de conveniência no local, com foco total em sustentabilidade, incluindo um teto verde. O investimento é de R$ 500 mil e será a quarta unidade de rua da empresa, que também possuí lojas em postos de combustíveis.
O novo espaço será um contêiner naval reaproveitado, com pisos permeáveis e drenantes. As tintas utilizadas na pintura serão de baixa emissão de compostos orgânicos voláteis. A iluminação será de led e, a madeira, tratada e certificada. A rede também ficará responsável pela recuperação da calçada do local.
Cuidados
Os terrários urbanos envolvem espaços abertos e fechados e podem ter área total de até 500 metros quadrados. Precisam contemplar medidas de sustentabilidade, como, por exemplo, adoção de materiais ecológicos, formas alternativas de energia (painéis solares, etc), uso (ou reuso) racional da água e paisagismo com plantas nativas.