Como toda obra de arte, os murais de Eduardo Kobra também ganham nomes especiais. Com o grafite assinado pelo artista em Porto Alegre, não seria diferente. Concluído e apresentado ao público na última semana, o desenho acaba de ser batizado: Estado de Paixão.
Segundo o artista - um dos mais reconhecidos muralistas do Brasil e do mundo -, são vários significados que se somam e se misturam para explicar a definição do nome:
— O Rio Grande é um Estado de paixão. É também o Estado em que nasceu Paixão Côrtes (figura retratada na obra, que inspirou a emblemática estátua do Laçador). É um Estado que preserva a paixão, a tradição e as emoções à flor da pele.
A pintura, que reforça o movimento de revitalização do 4º Distrito, uma das regiões mais criativas e inovadoras da Capital, estampa uma das paredes externas do Galpão 4D. O local era a antiga sede da Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brasileira e foi incorporado pela ABF Developments, que trouxe Kobra ao Estado e desenvolve um grande projeto na região, com lofts e operações comerciais.
Com 10 metros de altura por 16 metros de largura, a obra pode ser vista na Rua Almirante Tamandaré, próximo à Avenida Voluntários da Pátria. É a primeira de Kobra aberto ao público na cidade e a quarta realizada no Estado.
O muralista conta que estudou vários nomes da cultura e história gaúcha, até chegar à conclusão de que Paixão Côrtes seria perfeito para esse trabalho.
— Ele, que inspirou uma obra tão tradicional, agora é retratado na arte de rua, o que, ao unir tradição e inovação, demarca a importância da história na construção do futuro. Foi uma honra fazer um mural de uma pessoa que contribuiu tanto para a cultura do gaúcho. Espero que os gaúchos e turistas que visitarem o mural gostem do trabalho e se interessem ainda mais por essa personalidade tão marcante — diz o artista.