Estudantes do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, irão assumir papéis de diplomatas e chefes de Estado em evento promovido pela Harvard University, em Boston (EUA), para debater soluções inovadoras para problemas da atualidade.
A Harvard Model United Nations (HMUN) é uma das maiores e mais prestigiadas simulações envolvendo relações internacionais para alunos do Ensino Médio do mundo. A edição de 2023 começa nesta quinta-feira (26), com jovens selecionados de escolas de mais de 50 países. Dez estudantes da Capital embarcaram no início da semana para os Estados Unidos e já se preparam para a maratona.
Durante quatro dias, eles atuarão como delegados (representantes diplomáticos de países na ONU), discutindo, em inglês, temas contemporâneos e históricos, dentro de áreas como segurança internacional, progresso econômico, tecnológico e social, e saúde global. Parte dos alunos terá a responsabilidade de mediar as discussões e fazer a cobertura noticiosa do evento, como jornalistas. As práticas contarão com o suporte de 230 alunos de graduação de Harvard.
— Além de todo o aprendizado, o intercâmbio cultural, o exercício de idioma estrangeiro, atividades como essa desenvolvem competências e habilidades como o protagonismo, a argumentação, a oratória, a cooperação, a liderança, o senso crítico, entre muitas outras. Amplia o horizonte dos estudantes. É uma experiência potente e enriquecedora — destaca Caroline Becker, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Marista Rosário.
O HMUN 2023 ocorre entre os dias 26 e 29 de janeiro. Esta é a 70º edição do evento, que apresenta como tema principal “Bridging Divides”, expressão que transmite a ideia de criar pontes para superar divisões ou diferenças de pensamento. Mais informações podem ser conferidas no site do evento, em harvardmun.org.