Um dos setores mais promissores da indústria automotiva do futuro está avançando no Rio Grande do Sul. Depois de iniciar a instalação do primeiro laboratório privado de testes de baterias para veículos elétricos do Brasil, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) selou uma nova e promissora parceria.
A instituição será a sede brasileira da empresa sul-coreana Chaevi, líder na fabricação de estações de recarga no país asiático. Articulado pelo Labelo-PUCRS (complexo de laboratórios especializados em eletroeletrônica, calibração e ensaios) e pelo hub Plug Future Mobility, voltado a novos modelos de mobilidade, o acordo é mais uma etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido para colocar o Estado no mapa-mundi do setor.
A Chaevi vai começar atuando em formato “softlanding”, o que significa que, inicialmente, fará estudos sobre o mercado brasileiro e irá buscar conexões com futuros parceiros, trazendo sua experise para o solo gaúcho. Nessa fase, contará com a rede tecida pelo hub.
- A ideia é que a Chaevi use o ecossistema da PUCRS para desenvolver pesquisas e articulações. Isso vai gerar uma série de desdobramentos e, dependendo de como o país evoluir no mercado da eletromobilidade, a empresa pode inclusive instalar fábricas aqui. Quem sabe o Rio Grande do Sul não se torna o primeiro Estado verde do país? Temos tudo para isso e estamos no rumo certo - projeta o diretor do Labelo-PUCRS, Israel Teixeira.
A empresa
Expoente na produção e gestão de postos de recarga para veículos elétricos, a sul-coreana Chave tem escritório no Vale do Silício, nos EUA, e ostenta parcerias com gigantes do setor automobilístico, como Porsche, Hyundai, Audi, Tesla e Peugeot.
Políticas públicas
O Tecnopuc reuniu na última quarta-feira (30) representantes do poder público e da sociedade para discutir políticas de eletromobilidade no RS. Há a expectativa de que um projeto de lei sobre o tema seja apresentado ainda este ano na Assembleia, de forma precursora no país.