A criação do E-mobility, o primeiro laboratório privado de testes de baterias para veículos elétricos do Brasil, a ser instalado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) em Viamão, ganhou um novo capítulo nesta semana. Na Coreia do Sul, representantes do projeto - fruto de uma parceria entre o grupo coreano PCN, a universidade e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) - assinaram um memorando de entendimento.
O documento possibilita a troca de conhecimento e o acesso das equipes ao que há de mais moderno em mobilidade elétrica no mundo. A expectativa é de que o E-mobility seja inaugurado ainda este ano, com investimento inicial de R$ 20 milhões.
Na Coreia, além de assinar o memorando, o grupo formado por integrantes da PUCRS, do Inmetro e da PCN participou de uma série de atividades, incluindo seminários e treinamentos. Parte delas ocorreu no KTL, laboratório ligado ao Ministério do Comércio, Indústria e Tecnologia do país asiático. Também foram realizadas visitas a dois institutos (de Ciências e Tecnologias Avançadas e de Testes Automotivos) e a empresas do setor, como Samsung, LG e Hyundai.
— Essa possibilidade de intercâmbio de conhecimentos entre as equipes é de grande importância para a implementação do laboratório brasileiro — destaca o diretor do Labelo-PUCRS (complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios), Israel Teixeira.
Impulsionado pela demanda por alternativas de mobilidade sustentável, o mercado de veículos elétricos vive um crescimento expressivo, mesmo após o impacto econômico da pandemia. De acordo com dados da consultoria LMC Automotive, as vendas mundiais de veículos elétricos passaram de 2,1 milhões em 2020 para 4,5 milhões em 2021. No Brasil, as vendas tiveram um crescimento de 78% no primeiro quadrimestre de 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O aumento global também é impulsionado pelas metas de redução de emissão de carbono firmadas pela comunidade internacional, tendo destaque no Brasil em razão da matriz elétrica do país, com destaque para as fontes renováveis.
E-mobility
No E-mobility, em Viamão, serão instalados equipamentos de última geração - rastreados e calibrados - para garantir segurança e eficiência às baterias e estações de carga. A definição da PUCRS como sede do projeto foi anunciada na Expo Dubai 2022, no fim de março. Ficou decidido que caberá ao Labelo-PUCRS construir o novo espaço e aparelhá-lo, entre outras incumbências.
A notícia é importante para o Estado por uma série de razões. Primeiro, porque reforça o ecossistema de inovação em desenvolvimento no Rio Grande do Sul e prova que há interesse e atratividade. Em segundo lugar, porque atende à crescente demanda mundial por carros mais econômicos e menos poluentes (algo vital para o meio ambiente, em especial no Brasil).
Por fim, mas não menos relevante: com o E-mobility, o Rio Grande do Sul e o país serão pioneiros na América Latina. Além de atrair outras empresas do setor, poderão exportar tecnologia e conhecimento aos países vizinhos.