Um dos setores mais promissores da indústria automotiva do futuro avança no Rio Grande do Sul. Com operação prevista para 2023, o primeiro laboratório privado de testes de baterias para veículos elétricos do Brasil será instalado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) em Viamão.
Fruto de uma parceria entre o grupo global de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul, a universidade e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o espaço vai se chamar E-mobility.
No local, serão instalados equipamentos de última geração - rastreados e calibrados - para garantir segurança e eficiência às baterias e estações de carga. A definição da PUCRS como sede do projeto foi anunciada na Expo Dubai 2022, no fim de março. Ficou decidido que caberá ao complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo-PUCRS) construir o novo espaço e aparelhá-lo, entre outras incumbências.
O valor do investimento previsto não foi divulgado por questões estratégicas, mas envolverá milhões de dólares. A previsão é de que as obras se iniciem nos próximos meses e que ao menos parte dos testes entre em funcionamento ainda neste ano (com operação integral em 2023).
A notícia é importante para o Estado por uma série de razões. Primeiro, porque reforça o ecossistema de inovação em desenvolvimento no Rio Grande do Sul e prova que há interesse e atratividade. Em segundo lugar, porque atende à crescente demanda mundial por carros mais econômicos e menos poluentes (algo vital para o meio ambiente, em especial no Brasil).
Por fim, mas não menos relevante: com o E-mobility, o Rio Grande do Sul e o país serão pioneiros na América Latina. Além de atrair outras empresas do setor, poderão exportar tecnologia e conhecimento aos países vizinhos.
— Esse projeto tem um potencial gigantesco, porque o mundo todo vê na mobilidade elétrica uma das soluções para as questões ambientais, e o RS tem tudo para se tornar a meca do setor na América Latina. Para nós, integrar esse projeto é um motivo de grande orgulho — diz o diretor do Labelo-PUCRS, Israel Teixeira.
CEO para operações do grupo PCN na América Latina, Kim Rieffel diz que a holding ajudará o projeto não só com a expertise em certificação, mas também fazendo a ponte com investidores sul-coreanos.
— Existe um interesse muito grande pelo Brasil, o que percebemos de forma muito clara na Expo Dubai, e esse projeto é de fato muito promissor. O segmento da mobilidade elétrica vive uma ascensão meteórica, que vai muito além dos carros (inclui bicicletas, patinetes, motos, etc)— destaca o executivo.