O Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal, onde até maio deste ano funcionava a prefeitura, abre, neste sábado (24), sua primeira exposição no novo formato: a mostra Cidade Feita de Rio.
Com foco no Guaíba, a exibição conta com 60 imagens, feitas por 40 fotógrafos, explorando o mais belo cartão postal da Capital. Vale a visita, não só pelas fotos, mas também pelo local em si.
Desde 1901, a edificação histórica já recebia exposições e abrigava obras de arte - muitas delas inclusive tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli, situada no térreo e no porão. A mostra dedicada ao Guaíba ocupará uma ala no segundo andar, que, em seu período administrativo, acolhia o gabinete da primeira-dama e cerimonial.
Apresentada pela Smart Arquitetura, a mostra Cidade Feita de Rio é um dos desdobramentos de uma ação cultural iniciada em 2019, com a seleção de fotografias (profissionais e amadoras) que contemplassem o Guaíba. O projeto escolheu 32 fotógrafos. Além deles, participam da ação profissionais convidados, como Luiz Eduardo Achutti, Fabiano Benedetti, Henrique Amaral, Letícia Remião, Nilton Santolin, Raul Krebs e Ricardo Fabrello. A iniciativa também resultou na publicação de um livro homônimo, com curadoria e edição da jornalista e escritora Cláudia Aragón.
— O propósito da ação cultural é promover a imagem do Guaíba, reforçando que não somos apenas uma cidade de frente para o rio, e, sim, uma cidade feita de rio. Como arquitetos, nos preocupamos com a paisagem e com o legado que deixaremos para as próximas gerações — diz Márcio Carvalho, sócio e fundador da Smart Arquitetura e idealizador do projeto, que já foi apresentado, entre maio e junho, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Trata-se de uma exposição itinerante, que ainda será levada para outros locais no futuro.
— É como um rio, que se movimenta. E é uma honra ter como destino o Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal, principal símbolo arquitetônico e marco zero da capital gaúcha, um lugar que já construiu a cidade e que agora também é feito de arte — destaca André Venzon, membro da comissão que selecionou as fotografias.
Com entrada franca, Cidade Feita de Rio fica em cartaz até 20 de outubro.