Gabriella Meindrad chama a atenção por onde passa. Não apenas pela capacidade de trabalho e pela presença marcante, mas pela história de amor e respeito que construiu junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Criada em CTG, ela não é uma prenda qualquer. É a primeira mulher trans à frente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, responsável pelas celebrações de 20 de setembro.
Natural de São Vicente do Sul, na Região Central, Gabriella nasceu com características físicas masculinas e recebeu o nome de Maurício. Por anos, frequentou o CTG Cancela da Fronteira vestindo bombacha.
Participou de invernadas, disputou provas de declamação e, aos 15 anos, conquistou o título de 2º Peão da 10ª Região Tradicionalista (10ª RT), embora sempre soubesse que tinha “algo de diferente”. Admirava os vestidos costurados pela mãe, Leoni, e sonhava trajar um deles.
Em 2019, sete anos depois de ter dado início à transição de gênero, Gabriella finalmente realizou a ambição, da forma mais especial possível: homenageada com outras 56 pessoas que fizeram parte da trajetória da 10ª RT e, dessa vez, reconhecida como uma prenda.
— Me senti acolhida e respeitada. Foi mágico e muito simbólico — recorda Gabriella, que é servidora pública de carreira, tem formação em Direito e atua como secretária-adjunta da Cultura no Estado.
Ao assumir o comando da comissão, ela tomou para si a tarefa de partilhar o que sentiu naquele momento único. Não por acaso, o tema da festa, em 2022, é a pluralidade e a diversidade do povo gaúcho, em todas as suas variações.
— Somos muitos e diversos, mas, no fundo, somos apenas seres humanos. O que desejo é que as pessoas se deem conta disso. As diferenças podem e devem ser superadas — ensina Gabriella.
Festejos
Dois grandes eventos estão programados para o dia 20 de setembro, em Porto Alegre:
- A partir das 8h30min, terão início os tradicionais desfiles na Av. Edvaldo Pereira Paiva, com uma novidade: a volta do desfile temático, que não ocorre desde 2017
- Às 19h, mediante 1kg de alimento não perecível, a União das Etnias de Ijuí apresentará um espetáculo sobre a multiplicidade étnica do RS, no Theatro São Pedro.