Chegou o dia. Nesta sexta-feira (9), a obra Homens e Touros, concluída há cinco décadas por Xico Stockinger, morto em 2009, será entregue restaurada a Porto Alegre. Encomendada pela prefeitura nos anos 70 para cobrir a estrutura de concreto sobre o Túnel da Conceição, a escultura exibe placas de aço com perfis de humanos e animais.
A solenidade de entrega será às 10h, na Praça Dom Sebastião, com aula pública sobre o tema, na presença da restauradora Verônica Di Benedetti e da filha de Xico, Jussara Stockinger.
A obra
Foi concebida para dar algum sentido ao bloco de concreto que funciona como “respiradouro” do Túnel da Conceição. É composta por quatro placas de aço, onde estão representados perfis de figuras humanas e animais vazados. Os painéis foram inaugurados em setembro de 1972 e, de lá para cá, já haviam passado por outros restauros. Da última vez, em 2015, a prefeitura da Capital recuperou a praça e limpou as esculturas.
Nos últimos anos, a obra apresentava problemas de conservação, principalmente pela forte oxidação das placas de aço devido à remoção da pintura protetiva na intervenção anterior. Ao mesmo tempo, tanto a caixa de concreto quanto as placas metálicas tinham grande quantidade de pichações. Alguns pinos de fixação da chapa de aço na caixa de concreto também se encontravam corroídos.
O restauro
Para a retirada da oxidação existente, todas as chapas foram limpas com jatos de granalha de aço. Depois, foram tratadas com produto anticorrosivo e pintadas com tinta protetiva, para impedir o início de novo processo de corrosão. Toda a superfície da caixa de concreto foi limpa e pintada com tinta acrílica cor cinza concreto. Os parafusos metálicos corroídos foram substituídos.
O projeto teve patrocínio da Unimed RS e financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.