Um projeto com câmeras, telas e holofotes está fazendo a diferença na vida de professores e alunos de escolas públicas em cinco municípios do Rio Grande do Sul e do Paraná. A ideia por trás do programa Em busca da infância prometida é ensinar os docentes a usarem ferramentas audiovisuais para prender a atenção da criançada de forma criativa e inovadora.
Com 120 educadores contemplados, as oficinas envolvem instituições em Arroio do Meio, Novo Hamburgo, Lajeado, Gravataí e Cascavel (PR).
Todos colégios recebem TVs, notebooks, caixas de som e câmeras filmadoras para os treinamentos. Ao final, além de ficar com os equipamentos, os estabelecimentos ainda ganham um “baú mágico”, com maquiagens, máscaras, instrumentos musicais, fantoches e outros recursos para o ambiente escolar.
Ao todo, são 40 horas de curso, em formato presencial e online, formatado para aproximar os mestres da linguagem do teatro, da dança, das artes, da música e do cinema.
Criado pela Amora Produções Culturais, com coordenação pedagógica de Bruno Flores Prandini, o projeto tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio das empresas Doctor Clin, Pirelli, Campneus, Fruki e Quero-Quero.