Conhecido pela praia, pelos quiosques à beira-mar e pelos condomínios, o município de Capão da Canoa quer deixar de ser apenas refúgio para veranistas, pessoas em teletrabalho ou aposentados em busca de qualidade de vida. Motivada pelo South Summit Brasil, que movimentou Porto Alegre em maio deste ano, a prefeitura prepara a 1ª Feira de Inovação e Empreendedorismo do Litoral Norte e o lançamento de um novo parque tecnológico no Rio Grande do Sul.
— Queremos diversificar a matriz econômica, reter e atrair talentos e puxar a frente do desenvolvimento na nossa região — resume o prefeito Amauri Magnus Germano.
Chamado de Cidade do Futuro, o projeto ainda está em construção e envolve uma área de 31 hectares em Capão Novo, onde já funciona o campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A intenção é focar em três principais áreas: educação, saúde (com um novo curso de Medicina) e construção civil.
Segundo Everson Michel, um dos cérebros por trás da proposta na prefeitura, os detalhes serão apresentados durante o evento, que deve ocorrer em novembro.
— O objetivo é fazer uma espécie de South Summit do Litoral, inclusive contando com a parceria dos organizadores, e aproveitar a ocasião para lançar a Cidade do Futuro — diz Michel.
O local da feira ainda está sendo definido: poderá ser na beira do mar ou da lagoa dos Quadros, no Parque Náutico (foto abaixo), considerados lugares emblemáticos da cidade.