Pecúlio, alienação fiduciária, holerite, juro de mora, liquidez, rating. Jogue a primeira pedra quem nunca teve dúvidas sobre algum termo do mercado financeiro mencionado com naturalidade no noticiário econômico - ou mesmo na agência bancária. Para ajudar a traduzir as expressões desse universo nem sempre fácil de compreender, a Serasa acaba de lançar o "Falando Dinheirês".
Vale a pena conferir. Trata-se de um dicionário online e gratuito, com linguagem acessível e simplificada, elaborado por especialistas da instituição - que mantém um dos maiores bancos de dados da América Latina com apontamentos sobre dívidas vencidas e não pagas, cheques sem fundos, protestos de títulos e outros registros. O glossário conta com cerca de 200 expressões usadas com frequência nas notícias e também no relacionamento entre bancos e clientes. É educação financeira na veia.
Na avaliação de Diego Santos, gerente da Serasa, a falta de conhecimento pode contribuir, muitas vezes, para afastar as pessoas de um tema que deveria estar presente no dia a dia dos brasileiros.
— Ao atender milhares de usuários todos os dias, percebemos a necessidade de gerar meios de facilitar a compreensão de inúmeros termos nem sempre familiares para a maioria da população — diz Santos.
Com um sistema de buscas fácil de acessar, o "Falando Dinheirês" (no site ajuda.serasa.com.br/hc/pt-br) reúne palavras de A a Z. A coluna separou alguns verbetes. Confira:
Ágio
Valor adicional cobrado em operações financeiras, que aumenta seu custo total.
Bolsa de valores
Mercado em que são negociadas ações de sociedades de capital aberto e outros valores mobiliários. Geralmente a bolsa de valores atua como sociedade anônima e ganha uma porcentagem sobre as transações feitas entre os investidores.
Dívida negativada
Dívida inscrita em algum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa, ou seja, dívida que deixa o “nome sujo”.
Fintech
Abreviação para Financial Technology ("tecnologia financeira"), termo que remete a empresas que desenvolvem serviços financeiros (cartões, contas, empréstimos) totalmente digitais, o que as diferencia das instituições financeiras tradicionais.
Fundo de investimento
Forma de aplicação financeira que reúne vários investidores (cotistas) em um investimento financeiro comum. A porcentagem de cada investidor é estabelecida conforme a respectiva cota de investimento.
Liquidez
Capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Bens de maior liquidez são mais facilmente trocados por dinheiro (depósitos em poupança, por exemplo). Já os de menor liquidez têm mais dificuldade de ser trocados (como imóveis, fundos imobilizados etc.).