Graças à venda de rifas e camisetas, à mobilização de amigos e ao apoio de empresários e comerciantes de Viamão, na Região Metropolitana, Bianca dos Santos Ribeiro realizou um sonho. Aos 12 anos, filha do motoboy Marcelo Ribeiro e da dona de casa Arlete Moraro dos Santos Ribeiro, a viamonense está voltando dos Estados Unidos com uma medalha de campeã no peito - ela acaba de vencer o Pan Kids de Jiu-Jitsu, em Kissimmee, na Flórida.
O campeonato é um dos mais importantes do mundo para atletas dos 6 aos 15 anos nessa modalidade de luta. Conhecida no tatame como Bianca Nega Touro (veja mais abaixo por que) e colecionadora de títulos desde 2019, a gaúcha foi a melhor na sua categoria.
— Estou me sentindo muito bem e muito feliz. É um sonho realizado. Foram seis meses de treinamento intenso — diz a garota, que não desgruda da medalha nem da bandeira do RS.
Na companhia do pai, a viagem só foi possível devido a uma onda de solidariedade. Além do apoio financeiro de diferentes empresas de Viamão, os dois conseguiram estadia gratuita na casa de brasileiros nos Estados Unidos, da família Maranata, por intermédio da Igreja Batista da Lagoinha.
— Trabalho de dia para a gente comer à noite. Se não fosse toda essa ajuda, o sonho da minha filha não seria possível. Somos muito gratos — ressalta Ribeiro.
Agora, Bianca, que treina na equipe Overmatch, de Cachoeirinha, está em busca de patrocinadores para ir a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ela quer disputar mais uma vez o campeonato World Professional Jiu-jitsu 2022, que já venceu três vezes. Ao longo da carreira precoce, a esportista mirim conquistou mais de 40 medalhas em competições nacionais e internacionais, o que lhe rendeu, inclusive, uma bolsa de estudos no Colégio Adventista de Viamão.
Nega Touro
O apelido de Bianca, que já é conhecido no meio do Jiu-Jitsu, foi dado pelo pai, Marcelo Ribeiro, quando ela ainda era bebê.
— Foi em homenagem à música do Elton Saldanha (chamada "Baile das Negra Touro"), porque ela era pequena, mas desde sempre muito forte — conta o pai-coruja.
Para ajudar
Quem quiser ajudar a atleta com patrocínio ou qualquer tipo de apoio, o contato de Marcelo Ribeiro é (51) 9 9164-7181. Para saber mais, siga @biancanegatouro no Instagram.