Depois de ter a conta no Instagram bloqueada por causa de seu nome, o vereador Hitler Pederssetti, de São Leopoldo, conseguiu recuperar o perfil. Desde a semana passada, Pederssetti tentava contato com os administradores da rede social, sem sucesso.
Nesta quarta-feira (13), o caso foi noticiado em GZH. O político garantiu que não é nazista, que jamais fez apologia ao nazismo e afirmou ter aversão a Adolf Hitler.
— O Instagram tira o meu perfil do ar toda hora, isso faz anos, acredito que a razão seja o meu nome, Hitler, que não é algo comum, mas eles não me permitem exercer minha cidadania. Não posto absolutamente nada que viole qualquer termo de uso — disse o vereador, mais cedo.
Pederssatti relatou que a desativação compulsória da conta na rede social estava despertando dúvidas e boatos, porque os seguidores desconheciam a razão de seu sumiço — ele usa o espaço para tratar de assuntos do mandato e do trabalho social que desempenha.
— Não sou nazista e jamais fiz qualquer apologia a essa ou outra ideologia discriminatória. Fui batizado com esse nome e nunca sofri discriminação como nesses momentos por parte do Instagram. Não sei mais o que fazer para resolver. Não sei a quem recorrer — lamentou, antes de ter a conta reativada.
Pederssetti elegeu-se em 2020, depois de passar parte da campanha explicando que nada tinha a ver com Hitler. O nome, segundo ele, foi escolhido pela mãe, uma pessoa humilde, que não sabia dos significados do nazismo.
No início da noite desta quarta-feira (13), o Instagram voltou atrás. Agora, Pederssatti planeja enviar documentos e reportagens aos administradores para provar sua identidade e mostrar que não tem qualquer vínculo com o nazismo.
— Preciso que confirmem definitivamente que eu existo e que meu perfil não é de apologia nazista — resume, aliviado.