Desde menina, Luciana Reck - ou Lu, como é conhecida - é ligada no olfato. Ao contrário da maioria das crianças, que pega tudo o que vê pela frente e põe na boca, Lu levava os objetos ao nariz. Anos mais tarde, por uma dessas peças que o destino prega, ela acabaria se especializando em perfumaria e marketing sensorial. Hoje, é empresária de sucesso na Serra, onde produz fragrâncias para tudo o que se possa imaginar: pessoas, casas, eventos e ambientes corporativos.
Essa história começou há exatos 18 anos. À época, Arselita, mãe de Lu, caiu em depressão. Mal tinha forças para sair da cama. Definhava.
— Pensei: como posso ajudar? Tive a ideia de comprar insumos para fazermos sabonetes juntas. Foi uma luz — recorda a empreendedora, que até então trabalhava no setor de marketing de uma empresa.
Arselita passou a ter motivos para levantar e Lu percebeu que criar essências era seu propósito de vida. Um dia, produziu de forma artesanal uma fragrância e espalhou pela casa. Uma amiga, que atua no ramo da hotelaria, ficou encantada:
— Que cheiro é esse, Lu? Quero levar para a minha pousada!
Não deu outra: o hobby virou profissão. Lu criou coragem, largou tudo e foi estudar em Grasse, a terra dos perfumes, na França. Depois, decidiu empreender, e foi assim que surgiu a boutique Santho Aroma, em Gramado.
Hoje, o empreendimento aromatiza mais de cem hotéis e lojas no país, elabora uma gama de produtos (inclusive personalizados), ajuda empresários a definirem a marca olfativa de seus negócios e aponta tendências de mercado - mas sempre com o cuidado de não generalizar.
— Perfume é alquimia, e duas pessoas não sentem os cheiros da mesma forma. Quando alguém me diz que quer “o mais vendido”, lembro que as tendências são fugazes. O que importa é o que cada um sente — ensina ela.
ANOTA AÍ
Com a pandemia, muita gente passou a ficar mais em casa, inclusive em teletrabalho. Por que, então, não perfumar o lar? Lu Reck dá três dicas:
- Para o quarto, uma boa pedida são aromas com toques de lavanda, considerados relaxantes
- Para a sala, lugar de receber amigos, a sugestão é apostar nos cítricos, com um toque especial de alecrim, para deixar uma sensação de alegria no ar
- Outra tendência curiosa são os “perfumes compartilháveis”, sem gênero definido. São fragrâncias leves, frescas e, em alguns casos, até minimalistas