Um negócio diferente, idealizado por duas mulheres em Gramado, na Serra, vem conquistando terreno no Brasil e mostrando a força do empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul. Com apenas sete anos de vida, a Criamigos chega a 2022 com 39 franquias espalhadas por 17 Estados e no Distrito Federal.
Uma das sócias à frente da marca, Veronicah Sella, 33 anos, conta que a vontade de empreender surgiu por influência do Sebrae, que apoia micro e pequenas empresas e selecionou a empresária para participar do maior evento de varejo no mundo - o Retail's Big Show, realizado todos os anos em Nova York (EUA).
Na volta, Veronicah se uniu a Natiele Krassmann, 36 anos, e as duas decidiram oferecer ao público a possibilidade de montar ursos de pelúcia do zero. Além de escolher o modelo na hora, o cliente participa de cada etapa do processo e sai da loja carregando um bichinho com certidão de nascimento, filiação e até cordão umbilical (que é a linha utilizada na costura).
— Até hoje nos perguntam: "Quem foi o cara que inventou isso?" A gente responde: "não foi um cara, foram duas mulheres!" — conta Veronicah, cheia de orgulho.