Um grupo da Escola Municipal João Darcy Rheinheimer, de Igrejinha, a 90 quilômetros de Porto Alegre, acaba de desembarcar em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A professora Juliana Mundstock (no centro, na foto) e as estudantes Djenifer Engel (à esquerda) e Nicole Rech (à direita) irão apresentar o projeto "Quem mora na biblioteca da escola?", cujo foco é o estímulo à leitura, na Expo-Sciences Asia 2022. Subsidiada pelo município, a viagem é motivo de orgulho.
— É incrível ver uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul brilhar do outro lado do mundo. Nunca tivemos essa pretensão. Nosso desejo era apenas vencer índices de analfabetismo funcional no espaço escolar — diz Juliana.
Criado em 2018 por Nicole, Djenifer e as colegas Duane Faiffer e Estela e Letícia Lenkner, o projeto orientado por Juliana e Gizéle Oliveira conquistou uma série de distinções desde então.
A partir de uma pesquisa aplicada no colégio, as meninas perceberam que muitos alunos não sabiam escolher livros nas visitas à biblioteca - retiravam obras pelo número de páginas (e não por temas de interesse) e acabavam deixando tudo de lado.
O grupo propôs, então, a criação de intervenções literárias, por meio de teatro e música, por exemplo, para despertar o interesse coletivo por obras pré-selecionadas. Deu certo. A Secretaria Municipal de Educação passou a incentivar o projeto nas escolas da rede.