O show da skatista maranhense Rayssa Leal - a Fadinha - nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, continua atraindo atenções para o esporte, que ganhou fama, adeptos e mais do que isso: se tornou protagonista em programas sociais.
Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, a prefeitura lançou, nesta semana, o projeto Futuro Sobre Rodas. A ação é voltada a crianças e jovens de seis a 19 anos, de bairros vulneráveis, e a famílias atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). A ideia é proporcionar a prática da atividade em praças, ginásios e centros ocupacionais, com a orientação de monitores. A iniciativa ocorrerá durante o ano todo, com periodicidade semanal, sempre no turno inverso ao da escola - uma forma de manter a gurizada ativa e saudável.
Na largada, a gestão municipal contou com a doação de 40 skates novos de uma empresa do município. Outros 40 pares de tênis, personalizados com a marca do projeto, foram comprados pelo Departamento de Esportes e serão distribuídos entre os participantes.
Já pensou se daí surgir uma nova Rayssa? A Fadinha, vale lembrar, esbanjou simpatia e técnica e conquistou medalha de prata no Japão, tornando-se a medalhista brasileira mais jovem da história em olimpíadas.