Fabricados em 1929, nos Estados Unidos, os charmosos postes da Rua dos Andradas, a tradicional Rua da Praia, no centro de Porto Alegre, estão voltando a brilhar na região. Dos 43 equipamentos removidos para restauro em 2021, 12 estão renovados e funcionando, em mais um capítulo da tão necessária revitalização da área central da cidade.
O trabalho de recuperação vem sendo feito por uma oficina especializada, contratada pela concessionária IPSul - responsável pela manutenção e modernização da iluminação pública da Capital. Até junho, a expectativa é de que todos os postes estejam instalados.
— Essa recuperação é um trabalho desafiador, mas está gerando ótimos resultados, porque foi possível aliar a tecnologia LED (mais eficiente e econômica) à característica original das peças — diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.
À frente do programa Centro+, Cezar Schirmer lembra que o objetivo da prefeitura não é só revitalizar, mas também modernizar a zona.
— A recuperação dos postes e adequação às lâmpadas de LED é um bom exemplo de como podemos aliar o respeito ao patrimônio histórico à inovação — ressalta Schirmer.
Mais do que meras lâmpadas, as estruturas são elementos da identidade urbana da Capital.
— Esses postes foram instalados junto com a Usina do Gasômetro e conversam diretamente com a alma da cidade. Eles representam uma concepção de urbanismo que caracterizou a Capital no início do século 20 — destaca o secretário municipal de Cultura, Gunter Axt.
Além dos equipamentos reinstalados na Andradas, todos os postes das avenidas Sepúlveda e Padre Tomé foram pintados e estão dotados de LED. Na Praça da Alfândega, são 84 unidades.