A partir de hoje, a coluna divulga uma iniciativa sensacional da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus): o projeto Árvore do Mês. Além de difundir conhecimento sobre as plantas que sombreiam a Capital, a proposta é um incentivo à preservação - e, de certa forma, se estende também ao interior do Estado, já que muitas das eleitas também são vistas com frequência em outros municípios gaúchos.
A ideia partiu do fotógrafo Sergio Louruz, servidor municipal há 33 anos e integrante da Smamus, que abraçou a causa. Com fotos de Louruz, a ação tem o apoio técnico indispensável de agrônomos e biólogos da Equipe de Planejamento e Implantação da Arborização (Epiarb). Cabe a eles identificar as escolhidas e ajudar Louruz a encontrá-las para fazer as imagens.
— Tive a ideia no final de 2018 e conversei com o pessoal. Decidimos destacar as árvores conforme vão florescendo, mês a mês. Isso ocorre desde 2019 — conta Louruz, destacando o trabalho importante realizado pela Epiarb.
Em fevereiro, a árvore escolhida é a Extremosa (ou Lagerstroemia indica), com a bela floração no auge. A cor roxa é a mais popular, mas as flores também têm coloração rosa, branca ou vermelha. Com altura média de quatro metros, a espécie é adequada às calçadas, pois não possui raízes agressivas. Além disso, apresenta boa resistência à poluição urbana. Tem folhas elípticas, com bordas onduladas e tronco marmorizado em tons claros.