Depois da revitalização do molhe da Praia Grande - uma das sensações da atual temporada no Litoral Norte -, Torres prepara mais uma transformação urbana que promete marcar o próximo verão: a nova orla gastronômica do Mampituba. A intenção é reformular o trecho junto ao rio, uma área de 19 mil metros quadrados, entre as avenidas Beira-Mar e Cristóvão Colombo.
— A ideia foi desenvolvida por nossos técnicos e virou a menina dos olhos da prefeitura. Vamos estimular o uso do espaço público por pedestres e ciclistas, recuperar as margens do rio e dar uma nova cara à praça Amigos da Praia de Torres — promete o secretário municipal de Planejamento, Matheus Junges.
Com a arquiteta Laís Dagostin à frente, o projeto inclui uma fonte interativa que brotará do piso (com focos de luz e efeitos especiais), áreas de passeio niveladas à rua, ciclovia, bicicletários, arborização (com ipês coloridos e quaresmeiras), floreiras, folhagens e deques contemplativos, entre outras melhorias estruturais. Haverá inclusive supressão de alguns postes e modernização do sistema de drenagem, por exemplo.
— Será um marco para Torres e, com certeza, vai agradar tanto os moradores quanto os visitantes — reforça o secretário municipal de Turismo, Fernando Nery.
A obra deverá ser licitada em março e terá financiamento do Badesul Cidades, com duração prevista de cerca de nove meses, se o tempo colaborar. Serão R$ 6 milhões em investimento.