Com atividades que iniciaram neste sábado (8), o programa do Estado RS Verão Total disponibiliza quadras e oficinas esportivas, massagem rápida e banho acessível para pessoas com deficiência até o começo de março. Com realização do Sesc, as atividades são oferecidas em Tramandaí, Torres e Xangri-Lá até 1º de março.
— É uma forma de fazer uma iniciação esportiva, com a possibilidade de proporcionar às pessoas uma modalidade diferente, como o beach tennis, por exemplo, ou melhorar a performance em esportes mais clássicos, como o vôlei de praia — destaca o técnico de Esportes e Lazer do Sesc, Gilberto Thumé Beier.
Além de banho acessível em cadeira anfíbia, a programação conta com oficinas de beach tennis, vôlei de praia, futevôlei e futmesa, além de quick massagem. Os serviços são gratuitos e ofertados às sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h30min, em Torres, e das 8h às 19h30min, em Tramandaí e Xangri-Lá. Os veranistas devem agendar a participação diretamente nas casas de verão do Sesc.
Ex-árbitro de vôlei da federação gaúcha e professor de Educação Física em Capão da Canoa e Xangri-Lá, Fabiano Bueno trabalha temporariamente com as equipes do Sesc e já ministrava aulas de vôlei de praia neste domingo (9). Ele conta que a modalidade não é fácil, justamente porque os movimentos como manchete, levantamento e bloqueio não são naturais, mas as oficinas já oferecem fundamentos para que a prática esportiva seja estimulada:
— O mais legal é começar com as crianças. Com isso, tento mesclar a técnica do vôlei com jogos lúdicos e a gurizada se diverte. Tudo conforme a idade deles.
Além desses atendimentos, o Sesc também empresta materiais esportivos nas suas casas de Tramandaí e da praia do Laranjal, em Pelotas, em parceria com as prefeituras locais.
Banho acessível
Tiago Custódio Ribeiro, 36, morador de Tramandaí, ficou sabendo da retomada das atividades do Sesc na praia e aproveitou para agendar um banho de mar acessível. Com paralisia desde criança, ele conta que sempre participa da atividade. Dessa forma, na tarde deste domingo (9), duas professoras e um guarda-vidas o levaram para a água. A oportunidade é oferecida a todos os banhistas com dificuldades de mobilidade ou alguma deficiência, dentro da programação RS Verão Total, promovida pela Secretaria Estadual do Esporte e Lazer.
— Amo o mar desde sempre e essa é uma oportunidade única para ter de volta a sensação da água — disse, emocionado.
Já a moradora de Guaíba Severina Barnet, que completa 82 anos em abril, molhou os pés depois de anos sem conseguir acessar o mar. Como utiliza andador, tem grande dificuldade para chegar na areia. Neste fim de semana, a filha e a neta a trouxeram para curtir alguns minutos de água salgada.
— Gosto muito do mar, e fazia tantos anos que não vinha. Adorei, as amigas (professoras do Sesc) são pessoas maravilhosas, fui muito bem atendida. Amei e quero repetir — avisou Severina, que esteve confinada em razão da pandemia nos últimos dois anos.
Pelo segundo ano trabalhando no verão com as equipes do Sesc em Tramandaí, a educadora física e personal trainer Paloma Silva Amaral relata que a atividade é muito gratificante.
— Colocamos muito amor em tudo que fazemos, desde a dança de ritmos na areia, que não pode ser retomada ainda por conta da pandemia, aos banhos acessíveis. Nestes 20 a 30 minutos no mar, as pessoas contam suas histórias e ficam muito emocionadas. A gente se emociona junto.