A comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Belém, na zona sul de Porto Alegre, está eufórica. No último domingo (23), durante a missa de inauguração da reforma e decoração artística do teto da igreja (veja as fotos), o arcebispo Dom Jaime Spengler anunciou um presente: o Papa Francisco havia enviado uma carta aos fiéis, com uma bênção apostólica.
A carta foi elaborada há algumas semanas, quando Dom Jaime esteve em Roma e se reuniu com o Santo Padre. Em um dos encontros (foram três), o arcebispo falou sobre a paróquia de Belém Novo e os esforços para a renovação da cúpula. O templo está em obras desde 2016, e a revitalização deve ser totalmente concluída em 2026, nos 150 anos da igreja, uma das mais tradicionais da Capital. É um trabalho realmente bonito.
Francisco gostou da história e resolveu exaltá-la. No documento, emitido pela Secretaria de Estado de Sua Santidade, o Papa “saúda afetuosamente” os interlocutores e “anima-lhes a manterem-se fiéis aos valores cristãos recebidos dos antepassados” (leia a íntegra abaixo).
- Ficamos felizes e emocionados. Isso expressa uma proximidade muito bonita com a comunidade católica do Rio Grande do Sul e, em especial, conosco. Até perguntei ao Dom Jaime se o Papa sabe mesmo onde fica Porto Alegre. Ele disse: “É claro! O papa sabe exatamente onde é Porto Alegre”. Ele foi cardeal e arcebispo de Buenos Aires - conta o pároco Tiago Francesco, feliz da vida com a homenagem.
A íntegra da carta
"Sua Santidade o Papa Francisco associando-se espiritualmente às alegrias dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Belém, em Porto Alegre (RS), por ocasião das recentes obras de reforma do templo paroquial, saúda afetuosamente todos os membros que a compõem e anima-lhes a manterem-se fiéis aos valores cristãos recebidos dos antepassados, vendo neles o tesouro mais valioso de que gloriar-se junto dos contemporâneos e a herança mais preciosa a deixar aos vindouros. Enquanto invoca, por intercessão de Nossa Senhora de Belém, a abundância dos dons do Espírito Santo, sobre o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime, o pároco, padre Tiago Francesco, os lares cristãos, movimentos e obras eclesiais e todos os fiéis dessa paróquia – para que, firmes na fé e na esperança, seja-lhes concedido aprofundar sua vida de união com Deus, perdoar e unir os homens entre si e prosseguir corajosa e santamente a obra de edificação dessa parcela do Corpo de Cristo – O Santo Padre de bom grado concede à inteira comunidade paroquial, a implorada Bênção Apostólica.
Vaticano, 23 de janeiro de 2022.
Secretaria de Estado de Sua Santidade"