À primeira vista, o milho encontrado na lavoura do chef Giordano Tarso, que comanda o restaurante Colheita Butique Sazonal, em Pinto Bandeira, pode até parecer estragado. Mas, você sabe, as aparências enganam: na espiga recém-colhida na Serra, o que se vê é um fungo raro e muito apreciado no México, onde é conhecido como Huitlacoche.
— Eu nunca tinha visto pessoalmente, só em livros, fotos e documentários. Estava caminhando com os cachorros, quando avistei a espiga na segunda fileira. É algo incomum por aqui, muito saboroso e nutritivo. Só ocorre quando há uma combinação exata de calor e umidade e em plantações orgânicas, sem o uso de químicos — conta o chef.
O gosto, segundo os experts, assemelha-se ao sabor de trufas negras combinadas com cogumelos shitake e notas defumadas. É um alimento rico em ferro, vitaminas do complexo D, fibras e proteínas.
E como se come isso? No México, o Huitlacoche é bastante usado em tortilhas de milho. Por aqui, o achado será a estrela de uma oficina seguida de almoço no restaurante de Giordano (veja @restaurantecolheita no Instagram) neste sábado. Na oportunidade, o local receberá a expedição gastronômica Brasil Food Safaris, que realiza viagens para lugares exclusivos com foco na culinária local.