Embora seja maravilhoso, este disco se “explica” mais pela saudade instantânea que Aldir Blanc deixou em maio de 2020, em consequência da covid. Sua viúva, Mary Sá Freire, foi ao baú dele e extraiu uma braçada de canções prontas e não gravadas, letras à espera de música, poemas. O material chegou à gravadora Biscoito Fino, que mobilizou um leque de parceiros e amigos para materializar Aldir Blanc Inédito e marcar os 75 anos que o maior letrista brasileiro faria em 2 de setembro último.
Com direção musical de Jorge Helder e arranjos de Cristovão Bastos, o álbum começa com um samba típico da parceria com João Bosco, cantado por ele, Agora Eu Sou Diretoria, letra bem-humorada e pra cima. E aí vem uma série de músicas lentas, quase todas sob o signo do samba-canção e letras em maioria de clima meio amargo. Casos de Palácio de Lágrimas (parceria com Moacyr Luz), cantada por Bethânia, e Acalento (com João Bosco e Moacyr Luz), cantada por Ana de Hollanda.
A figura feminina está presente em Aqui, Daqui, parceria e interpretação de Joyce Moreno; Mulher Lunar (Luiz Carlos da Vila e Moacyr Luz), cantada por Moacyr; Outro Último Desejo, parceria e interpretação de Clarisse Grova; Voo Cego (Leandro Braga), cantada por Chico Buarque. Provavelmente em Búzios (Cristovão Bastos), na voz de Dori Caymmy, tem dor e esperança.
O traço, digamos, político-social, está em Baião da Muda, de e com Moyseis Marques; Navio Negreiro, de Guinga, com ele e Leila Pinheiro; Ator de Pantomima, de e com Sueli Costa; e Virulência, de e com Alexandre Nero, o último parceiro. É um álbum denso, pleno, feito por grandes instrumentistas, sublinhando toda a dimensão de Aldir e a saudade que ele deixou.
Antena
Sebastiana, de Diogo Monzo
Destacado novo nome da música instrumental brasileira, o carioca Diogo Monzo chega ao quinto álbum. Pianista, compositor e arranjador, doutor em Música, ele usa aqui a formação clássica de trio com baixo (Bruno Rejan) e bateria (Di Steffano).
“Minha intenção foi desenvolver pequenos temas a partir de ritmos brasileiros, como samba, baião, frevo, choro”, diz. Sim, faz isso sempre com um tempero de jazz e plena categoria — toca muito! Nas últimas três faixas, abre espaço mais explícito para sua formação na música de concerto. Monzo já começa a se projetar internacionalmente.
Biscoito Fino, CD R$ 44,40. Disponível nas plataformas digitais
Jobim Forever, de Antonio Adolfo
Em ação há bons 50 anos, Antonio Adolfo vive hoje mais nos EUA, mas na maioria das vezes vem gravar seus discos no Brasil. Caso deste, lançado originalmente lá fora. Para ler Jobim, privilegiando suas composições dos anos 1960, ele formou uma verdadeira orquestra com músicos cariocas do primeiro time (Paula Braga, Jorge Helder, Jessé Sadoc, Lula Galvão e outros).
Em arranjos que incluem naipe de sopros, seu piano está totalmente à vontade em clássicos como Garota de Ipanema, Wave, A Felicidade, Insensatez, O Morro Não Tem Vez, Inútil Paisagem, Estrada do Sol... Disco de cabeceira.
AAM Music, CD à venda na amazon.com. Disponível nas plataformas digitais