As cantoras ecléticas são muitas vezes criticadas por atirarem em várias direções. Mas há aquelas que levam o ecletismo às últimas consequências e se dão muito bem. É o caso de Nina Ximenes em seu álbum de estreia, Natural. Para dar uma ideia, o disco começa com a bossa Insensatez, de Tom e Vinicius, e termina com a balada Changes, sucesso do Black Sabbath, com muita coisa interessante pelo meio.
Nascida em Fortaleza mas criada em São Paulo desde pequena, Nina não é uma iniciante. Sua voz tem sido ouvida em jingles publicitários, em backing vocals de vários discos e em bares — neste caso incluindo uma temporada em Barcelona. Atualmente, além da carreira solo, integra o trio Xiambê, de MPB.
Seu timbre aveludado é muito bom de ouvir. O álbum tem uma história longa: foi gravado em 2001, com faixas acrescentadas em 2008, 2010 e 2019 — no encarte está tudo explicado. Algumas: Certas Coisas (Lulu Santos/ Nelson Motta), Here’s to Life (sucesso de Shirley Horn), Garota de Ipanema (em português e inglês), S’Wonderful (clássico dos irmãos Gershwin), Jardin d’Hiver (sucesso de Henri Salvador), Amor Certinho (de Roberto Guimarães lançada por João Gilberto), Lindo Lago do Amor (Gonzaguinha) e, entre outras, canções da própria Nina como Wind and Wings, em clima new age.
Um timaço de conhecidos músicos garante a qualidade da produção do maestro Wagner Amorosino.
NATURAL
- De Nina Ximenes
- Kuarup Música, CD, R$ 25. Disponível nas plataformas digitais.
Atenção para Rafael Mar
Gosta de violão, de música de concerto e de flamenco? Precisa conhecer Hi-Fi, primeiro álbum do blumenauense Rafael Mar, que passou um largo tempo na Europa (estudando na França e, obviamente, na Espanha) e atualmente vive em Florianópolis. Além de brilhante violonista, é um compositor em quem se deve prestar atenção, como mostram as peças apresentadas no CD, como Ábaco, Quilombo, Sehnsucht e seus movimentos, configurando uma vigorosa obra de espírito autobiográfico — “São relatos sonoros de distintas épocas do ser em que habito”, escreve Mar no encarte. Composições para violão erudito, com influência da violonística espanhola mas não apenas dela.
HI-FI
- De Rafael Mar
- Fundo de Apoio à Cultura de Blumenau, R$ 30. Contato: mailrafaelmar@gmail.com