Três trechos da BR-116 que foram afetadas pelas chuvas de novembro de 2023 tiveram as obras prorrogadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Eles estão localizados do Km 176 ao km 178, do Km 178 ao km 180 e do Km 190,5 ao km 219,5, entre os municípios de Picada Café e Nova Petrópolis.
Os três trechos foram afetados na chuva de novembro do ano passado. Os prazos foram aumentados em mais 12 meses.
Agora a execução deverá ser finalizada até novembro de 2025. Mas, segundo a autarquia, as intervenções serão finalizadas antes. Até meio do ano que vem, as obras já deverão estar praticamente concluídas.
- Não foi possível concluir a obra no prazo de um ano e a lei da calamidade permite a prorrogação por mais doze meses. Estamos colocando o prazo máximo por segurança contratual - explica o superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.
Dez trechos
A rodovia na Serra vem sendo afetada com deslizamentos frequentes. Além dos três pontos citados, outros sete foram impactados.
Em junho de 2023, o trecho entre os kms 178 e 181, em Nova Petrópolis, foi atingido. As obras foram concluídas em agosto de 2024.
A enchente de maio afetou a ponte do Rio Caí; a região entre os kms 175 ao 178, em Nova Petrópolis; o trecho entre São Marcos e Campestre; de Vila Cristina a Galópolis, em Caxias do Sul; e Estância Velha a Morro Reuter.