A nova fase do projeto de decoração do muro da Mauá vai homenagear o bicentenário da imigração alemã. Oito painéis começaram a ser instalados nesta segunda-feira (23) em um trecho de 750 metros, entre o fim da linha do Trensurb e estacionamento do Cais Embarcadero.
A galeria de arte exaltará temas como famílias, tecnologia, culinária, religião, lugares e cerveja. A exposição a céu aberto ficará à mostra de outubro até dezembro. O projeto de decoração do espaço é de responsabilidade do Consórcio Novo Muro da Mauá.
— Serão oito painéis. Ao todo, mais de 120 metros de extensão contando a trajetória dos primeiros alemães —, informa João Pedro Silveira, diretor da HMídia e sócio do consórcio.
Um dos painéis contará a chegada dos primeiros imigrantes alemães a São Leopoldo. Outro trará tipos de cervejas do país europeu. Um terceiro mostrará os sobrenomes dos imigrantes alemães que vieram para o Brasil.
— Uma fase para homenagear uma jornada incrível de famílias feita há dois séculos de Hunsrück, no sudoeste da Alemanha, até São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Uma jornada de guerras, pobreza, fome, trabalho e superação — , completa Eduardo Ferreira, sócio do consórcio e CEO da Sinergy.
A arte foi realizada pelo designer Guilherme Caneschi. Esta edição contará também com o patrocínio da Stihl e apoio do Hospital Moinhos de Vento e Arroz Rei Artur.
Revitalização do Muro
Dentro do projeto de adoção do Muro da Mauá, a cada quatro meses - aproximadamente - a temática é alterada. Na primeira etapa, o muro trouxe curiosidades e registros históricos sobre a fundação do "porto dos casais".
A revitalização do Muro da Mauá é uma solução provisória à estrutura. Dentro do contrato de concessão que o governo do Estado está realizando para o Cais Mauá, uma das propostas é a demolição da estrutura de concreto e a substituição por um outro modelo de proteção da cidade.