Durou uma semana a interdição no aeroporto de Canela, na Serra Gaúcha. Na noite desta quinta-feira (19), o gerente de Controle e Fiscalização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Marcos Roberto Eurich, assinou portaria revogando a restrição das operações de pouso no terminal.
Apesar da reabertura, o aeroporto ainda não recebe voos. Para que os pousos e decolagens sejam autorizados, é aguardada uma publicação de um documento que informa às empresas aéreas que as operações foram retomadas.
A Anac havia determinado a interdição do aeroporto. O motivo foi a realização de obras iniciadas pela Infraero. Como a agência não foi comunicada para a agência ou para a Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt). As intervenções e colocaram em risco a segurança aérea.
Quando as obras forem retomadas, os trabalhos serão realizados à noite. Com a medida, o aeroporto poderá continuar recebendo voos particulares durante o dia.
- O Plano de Transição Operacional já foi apresentado ao DAP. O próximo passo é levá-lo à Anac. Nele estão inclusas algumas intervenções. Então, logo aprovadas, vamos iniciar. Em princípio à noite, para não interferir com a operação normal do aeroporto - informa o presidente da Infraero, Rogério Barzellay.
O vice-governador tem buscado resolver o impasse ocasionado pela transferência de operações com a Infraero. Nessa quinta-feira, Gabriel Souza visitou o aeroporto de Canela para falar com os representantes da empresa pública federal.
- O primeiro passo já foi dado, mas seguimos negociando para garantir o início dos voos comerciais - destaca o vice-governador.
A Infraero se comprometeu a, num prazo de 15 dias, operar os terminais que terão voos regulares com possibilidade de transportar até nove passageiros por viagem em Canela e até 72 passageiros em Torres. Já em até 45 dias, a empresa pública manifesta intenção de viabilizar voo transportando até 165 passageiros no aeroporto do litoral norte gaúcho e 72 passageiros no terminal da Região das Hortênsias. O prazo passará a contar a partir do recebimento em definitivo dos dois terminais.
Torres
O aeroporto de Torres também foi interditado pelos mesmos motivos. Porém, ainda não houve decisão da Anac sobre o terminal do Litoral Norte.