Adiada por causa da enchente, a assinatura do contrato para ocupação do mirante do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), no bairro Cristal, vai ocorrer em agosto. A empresa Centro de Eventos Vitória, do Espírito Santo, venceu a licitação realizada em abril.
Vistorias foram feitas para identificar os problemas que foram causados por causa da elevação do Guaíba. A empresa manteve a intenção de assumir o espaço. Ela irá pagar R$ 8,83 mil por mês para prefeitura.
O espaço conta com 273m² de área. A empresa ficará responsável pela administração do ponto turístico do prédio. Ela também poderá desenvolver atividades comerciais no local.
O mirante deverá ficar aberto ao menos quatro dias por semana, incluindo as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. O funcionamento deverá ocorrer por no mínimo 8 horas diárias, compreendidas entre as 9h e as 19h.
Não poderá haver cobrança de ingresso. Visitação de escolas deverão ser incentivadas, também sem pagamento para acessar o local.
Mas será possível o fechamento da área para a realização de eventos. Estes encontros poderão ter cobrança de ingresso, desde que tenha autorização do Dmae. Será permitida também a exploração publicitária na estrutura do prédio, mediante aprovação do projeto pela autarquia.
Será autorizado ao permissionário não operar em dois dias da semana, a sua escolha. A manutenção do mirante ficará à cargo do Dmae, com exceção da limpeza e zeladoria da área que será de responsabilidade do novo permissionário. O contrato terá prazo de cinco anos, podendo ser renovado por igual período.
Um laudo técnico foi elaborado pela equipe de suporte, judiciais e locações da Secretaria Municipal da Fazenda. O documento aponta que a "edificação está em plenas condições de funcionamento e com adequações ao uso". Porém, "não foram testadas as instalações: elétricas, hidráulicas, etc.", dizia o edital.
O mirante
O imóvel foi inaugurado em 2014, mas foi fechado ao público dois anos depois, após um temporal. A passagem do vento no prédio com mais de 20 metros estragou telhado, destruiu forro, enferrujou as tubulações da eletricidade. Somente em dezembro de 2021, as obras para recuperá-lo foram iniciadas.
Localizado na Avenida Diário de Notícias, o mirante tem 20 metros de altura e oferece um ângulo de visão superior a 270º, contemplando o pôr-do-sol do Guaíba. O espaço foi construído como uma atração adjacente à Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, que é composta por torres cilíndricas interligadas por via subterrânea.
A estação bombeia o esgoto cloacal coletado da região dos arroios Cavalhada e Dilúvio até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, por meio de 11 quilômetros de tubulações submersas no Guaíba. A construção integra o Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que ampliou de 27% para 80% a capacidade de tratamento de esgoto da Capital.