Depois de tentativas frustradas de tentar reabrir o mirante, localizado no bairro Cristal, a prefeitura de Porto Alegre mudou a estratégia. Está em busca de uma empresa que administre o espaço de visitação, que conta com 273m².
As propostas serão conhecidas na próxima semana. Vencerá a disputa quem oferecer o maior valor, a partir de R$ 8,83 mil - R$ 8,83 mil também é o valor que será pago mensalmente para a prefeitura.
A empresa escolhida ficará responsável pela administração do ponto turístico do prédio. Ela também poderá desenvolver atividades comerciais no local.
O mirante deverá ficar aberto ao menos quatro dias por semana, incluindo as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. O funcionamento deverá ocorrer por no mínimo 8 horas diárias, compreendidas entre as 9h e as 19h.
Não poderá haver cobrança de ingresso. Visitação de escolas deverão ser incentivadas, também sem pagamento para acessar o local.
Mas será possível o fechamento da área para a realização de evento. Estes encontros poderão ter cobrança de ingresso, desde que tenha autorização do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Será permitida também a exploração publicitária na estrutura do prédio, mediante aprovação do projeto pela autarquia.
Será autorizado ao permissionário não operar em dois dias da semana, a sua escolha. A manutenção do mirante ficará à cargo do Dmae, com exceção da limpeza e zeladoria da área que será de responsabilidade do novo permissionário. O contrato terá prazo de cinco anos, podendo ser renovado por igual período.
Um laudo técnico foi elaborado pela equipe de suporte, judiciais e locações da Secretaria Municipal da Fazenda. O documento aponta que a "edificação está em plenas condições de funcionamento e com adequações ao uso". Porém, "não foram testadas as instalações: elétricas, hidráulicas, etc.", diz o edital.
Fechado desde 2016
Inaugurado em 2014, ficou aberto por dois anos. Após um temporal em 2016, o ponto de visitação foi fechado. A passagem do vento no prédio com mais de 20 metros estragou telhado, destruiu forro, enferrujou as tubulações da eletricidade.
E, por isso, ficou sem condições de segurança. Somente em dezembro de 2021, as obras para recuperá-lo foram iniciadas.
O mirante
O mirante, localizado na Avenida Diário de Notícias, tem 20 metros de altura e oferece um ângulo de visão superior a 270º, contemplando o pôr-do-sol do Guaíba. O espaço foi construído como uma atração adjacente à Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, que é composta por torres cilíndricas interligadas por via subterrânea.
A estação bombeia o esgoto cloacal coletado da região dos arroios Cavalhada e Dilúvio até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, por meio de 11 quilômetros de tubulações submersas no Guaíba. A construção integra o Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que ampliou de 27% para 80% a capacidade de tratamento de esgoto da Capital.