O Mirante do Cristal, fechado devido a danos causados por temporais em 2016 e 2017, deve reabrir no primeiro semestre de 2022. A reforma completa do local, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), teve início na segunda semana de dezembro e deve durar até 120 dias.
A revitalização começou com a limpeza da vegetação, lavagem de toda a estrutura metálica e pintura do gradil, da guarita e do mirante pelo lado externo. No momento, a parte interna da estrutura está sendo pintada, e a cobertura do térreo, primeiro e terceiro andares, trocada. Ainda serão substituídos os circuitos elétricos, a iluminação por lâmpadas de LED, bem como será feita a revisão do sistema de climatização e os ajustes nos vidros.
— O objetivo é deixar o local mais seguro e agradável aos visitantes, que em breve poderão voltar a contemplar o Guaíba neste ponto — afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.
As visitações serão programadas e divulgadas posteriormente.
O Mirante do Cristal tem 20 metros de altura e foi inaugurado em março de 2014. O belvedere envidraçado oferece um ângulo de visão superior a 270º, e foi construído como uma atração junto à Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, que é composta por torres cilíndricas interligadas por via subterrânea.
A estação bombeia o esgoto cloacal coletado da região dos arroios Cavalhada e Dilúvio até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, através de 11 quilômetros de tubulações submersas no Guaíba. No projeto, a casa de bombas da estação conta com as chaminés de equilíbrio (três torres de concreto aparente, com sete metros de diâmetro, duas delas medindo 26 metros e outra, 12 metros de altura).
A estação de bombeamento construída no Cristal fez parte do Pisa, o Programa Integrado Socioambiental, que ampliou de 27% para 80% a capacidade de tratamento de esgoto da Capital.