Antes prevista para ser concluída em julho, a troca de asfalto da Avenida Cristóvão Colombo, na zona norte de Porto Alegre, vai demorar mais tempo para ser concluída. Por causa da enchente, obras foram suspensas no começo de maio e só foram retomadas nos últimos dias de junho.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Assis Arrojo, um aditivo ao contrato com a empresa responsável pela intervenção foi providenciado. A nova programação estabelece que a obra será finalizada em dezembro. A obra começou a ser realizada há 12 meses.
A troca de asfalto envolve um trecho de 2,3 quilômetros da Avenida Cristóvão Colombo, entre a Rua Barros Cassal e a Avenida Benjamin Constant. Após a conclusão dos serviços, a vida útil do pavimento será de 20 anos.
Ainda falta executar as placas de concreto do corredor de ônibus entre a Shopping Total e a Rua Ramiro Barcelos. Também serão construídas onze paradas para descida e subida de passageiros entre a Rua Ramiro Barcelos e Avenida Benjamin Constant.
O canteiro central da Avenida Cristóvão Colombo será deslocado em um trecho de 30 metros a partir da Avenida Benjamin Constant. Além dessas obras, serão feitas as limpezas de rede, as rampas de acessibilidade e a instalação da sinalização definitiva.
17 vias
Ao todo, 17 vias da zonas norte, leste e centro, passarão por recuperação. Elas foram selecionadas por apresentarem sinais de desgaste na pavimentação.
O contrato ainda inclui a sinalização da pista, nivelamento das tampas de bueiro e construção de rampas de acessibilidade. A ideia é investir até R$ 60 milhões. O recurso é oriundo de um financiamento obtido junto ao Banco do Brasil, que foi liberado no ano passado.