Os usuários da BR-386 ganharam mais um trecho de pista dupla nesta terça-feira (20). A CCR ViaSul liberou 4,6 quilômetros da obra entre Marques de Souza e Lajeado, do km 336,8 ao km 341,4.
Em novembro, sete quilômetros foram liberados em Marques de Souza, entre os kms 325 e km 332. Dessa forma, dos 20,3 quilômetros da duplicação, 8,7 ainda estão em obras.
Também estão em construção ruas laterais, um retorno, um alargamento de ponte, duas passarelas e três interseções. Ao todo, cerca de R$ 300 milhões estão sendo investidos neste primeiro trecho de responsabilidade da empresa.
A CCR ViaSul informa que pretende concluir a obra no início do segundo semestre. A duplicação dos 20 quilômetros começou em julho de 2021 e deveria ser concluída em até dois anos.
Atraso
Em abril de 2023, as obras foram paralisadas por impasse entre a concessionária e a Eurovias, contratada para executar essa parte da duplicação. Os trabalhos ficaram parados durante 40 dias.
Novo trecho
Desde outubro do ano passado, um novo trecho da duplicação começou a ser realizado. São 25 quilômetros, entre Fontoura Xavier e Soledade. Contratualmente, a duplicação deste trecho estava programada para ser realizada entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2025.
Porém, a demora na obtenção da licença de instalação, por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), adiou em oito meses o início dos trabalhos. Apesar disso, a CCR ViaSul garante que irá concluir a obra em um ano e três meses.