Em pouco mais de quatro meses, a duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, perdeu R$ 19,81 milhões. Os cortes ocorreram nos meses de julho, outubro, novembro e dezembro.
Eles fazem parte das readequações de orçamento pelas quais as obras costumam passar. O governo federal faz movimentos desse tipo quando precisa readequar gastos ou passar recursos para construções que entende que necessitam mais de verbas.
O montante corresponde a quase 10% do valor que foi liberado para a obra em 2023 - R$ 234 milhões. Apesar dos cortes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que a duplicação da pista principal deverá ser praticamente finalizada em 2024.
Para que a promessa seja efetivada, porém, a duplicação precisará receber R$ 280 milhões para o ano que vem. Se isso ocorrer, será um dos maiores investimentos em um único ano que a obra receberá desde que foi iniciada.
E, mesmo com todo esse recurso disponível, ainda restará concluir o trecho urbano de Tapes, e finalizar a criação de pistas laterais. Essas obras só ficarão prontas em 2026.
A duplicação da BR-116 ocorre desde 2011. Inicialmente, a previsão de entrega era em 2014. Dos 211 quilômetros que estão sendo duplicados, 163 já estão liberados, o que corresponde a 77%.