A BR-116 voltou a permitir a passagem de veículos com até 2,6m de altura em Nova Petrópolis. Desde por volta de 15h desta terça-feira (5), o sistema pare e siga, com uso de sinaleira, foi religado.
Não haverá restrição de horário. A passagem de veículos mais pesados, como ônibus e caminhões, seguirá interrompida.
O trecho estava interrompido desde 18 de novembro. As chuvas trouxeram novos pontos de instabilidade na região do quilômetro 181, com o rompimento de um aterro.
Desde agosto, a empresa Neovia trabalha no reparo de dois pontos da rodovia - nos quilômetros 178 e 181. Pela previsão contratual, a empresa deverá elaborar projetos e executar as obras emergenciais em um prazo de 10 meses. No período serão investidos R$ 22,38 milhões.
Porém, as obras deverão permanecer mesmo após junho, pois novas quedas de barreiras ocorreram na subida da Serra. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está buscando definir como ocorrerão os consertos dos problemas mais recentes.
Em junho uma queda de barreira bloqueou cerca de 200 metros da rodovia federal com árvores, pedras e lama, que desceram a encosta e arrancaram inclusive as muretas de contenção da estrada. Menos de um mês depois, a região voltou a ter novos desmoronamentos.
Uma alternativa aos motoristas que querem se deslocar até a Região das Hortênsias é a Rota do Sol. Após, é necessário ingressar na RS-020, que leva a São Francisco de Paula. A partir dali, basta acessar a RS-235 e seguir para Canela, Gramado ou Nova Petrópolis.