Mais de dois meses depois da primeira queda de barreira, o trânsito na BR-116, em Nova Petrópolis, não terá mais restrição de horário a partir desta sexta-feira (18). Há um mês, o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) criou um sistema de siga e pare, alternando a passagem de veículos entre 7h e 17h30min, na altura no km 181.
No final da semana, o sistema passará a ser organizado por semáforo. De acordo com Dnit, o intervalo de abertura e fechamento do equipamento irá variar durante o dia e a noite, mas a média será de cinco minutos de sinal verde e 10 minutos no vermelho. A utilização do semáforo permanecerá até que a empresa contratada emergencialmente conclua os serviços de recuperação do talude. O prazo para conclusão é de 10 meses.
A instalação do semáforo vai possibilitar também, segundo o Dnit, o retorno de caminhões à rodovia. O trânsito para veículos com altura superior a 2,5 metros estava suspenso desde a queda de barreira. A exceção continua sendo os caminhões bi-trens, que já tinham o tráfego proibido neste ponto da rodovia antes dos incidentes.