Passados o Acampamento Farroupilha e a polêmica sobre o corte de árvores, que chegou a parar as obras, a revitalização do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho voltará a se intensificar. Uma das novidades da última semana é o surgimento de um material, chamado de brita permeável, na área próxima onde existia a cancha de rodeios.
O consórcio GAM3 Parks não confirma o que será construído neste terreno cinza, mas este é o espaço que foi pensado para receber a roda-gigante. A estrutura terá 66 metros de altura e ainda não tem previsão de quando começará a ser construída.
Mesmo durante os festejos de setembro, os trabalhos no local - também chamado de Harmonia - não pararam. Até o final do mês, as atenções estarão divididas entre a desmontagem da estrutura dos galpões e a realização das intervenções no lado oeste do parque.
Entre outubro e dezembro, as obras estarão focadas nesta parte do Harmonia. Terão continuidade os serviços de terraplanagem, infraestrutura para receber as redes pluviais e de energia.
A expectativa da concessionária é que, até o final deste ano, será possível concluir a etapa de infraestrutura. Depois disso, será possível dar sequência ao projeto e fazer a liberação das áreas para a compensação vegetal prevista.
As próximas etapas envolvem a construção das primeiras edificações como sanitários públicos, praça de alimentação e comércio, central de informação ao visitante e pórticos de entrada. A revitalização do parque iniciou em dezembro de 2022 e tem prazo de término previsto para 2025.