Comemorado nesta quarta-feira (20), o feriado do Dia do Gaúcho marca também o fim do Acampamento Farroupilha 2023. No Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o último dia do Acampamento contou com movimentação intensa dentro e fora dos piquetes.
O tempo firme e as altas temperaturas em Porto Alegre fizeram centenas de pessoas lotarem as ruas do Acampamento. Quem escolheu o final de tarde para visitar o local aproveitou as programações culturais. Paulo Cunha, que visita o parque todos os anos, chegou às 13h com sua família e destacou a organização desta edição.
— A gente vem pra cá todos os anos e neste ano nós achamos mais organizado. Os piquetes, a parte de comércio, a praça de alimentação, tudo muito organizado — observou.
No palco principal, a Banda Municipal de Porto Alegre animou o público no final de tarde. A canção Querência Amada encerrou a apresentação, cantada em coro pelo público presente.
Na plateia, Amanda Santos se deslocou ao palco para acompanhar o evento:
— Achei maravilhoso, porque a música sempre toca muito a gente, especialmente nesse período. Então, vim prestigiar todos os eventos. Eu estava no parque e cuidei o horário porque sabia que ia ter a extinção da Chama Crioula, e vim especialmente para isso.
Às 18h30min, a tradicional extinção da Chama Crioula lotou o palco principal do Acampamento Farroupilha. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. No final da cerimônia, a Banda Municipal de Porto Alegre tocou o hino do Rio Grande do Sul.
À noite, a cantora e compositora Maria Luiza Benitez se apresentaria no palco principal, às 19h30min. Para fechar a 41ª edição do Acampamento Farroupilha, ocorrerá o último baile, que será comandado por Roger Moraes, a partir das 21h30min.
*Produção: Maria Stolting