O 20 de Setembro marca o início da Revolução Farroupilha em 1835, mas as comemorações dos gaúchos mundo afora representam muito mais. O movimento liderado pelo general Bento Gonçalves é só pano de fundo para as manifestações de orgulho da origem, costumes e tradições. Todo ano, ouvimos questionamentos sobre a rebelião causada por questões políticas e econômicas, que resultou na proclamação da República Rio-Grandense.
Se fosse hoje, a guerra civil dividiria gaúchos, da mesma forma que naqueles dez anos, de 1835 a 1845. O brasão do município de Porto Alegre traz ainda a lembrança da "mui leal e valerosa" cidade, que foi invadida, expulsou e resistiu às novas tentativas de tomada dos farroupilhas.
Os porto-alegrenses, em sua maioria, estavam ao lado do Império do Brasil. Nem por isso deixaram de ser gaúchos. Para os moradores daquele tempo, seria inadimissível o Acampamento Farroupilha, montado todos os anos no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Os seus descendentes participam hoje com alegria.
Sobre as práticas e ideais dos farroupilhas, nós podemos despejar argumentos positivos e negativos. Nosso povo também se dividiu em outros momentos históricos, como a Proclamação da República, a Revolução de 1893, a Revolução de 1923 e as eleições entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro. Ninguém deixou de ser gaúcho por escolher um lado ou outro.
Não teremos consenso em nada, nem na escolha do churrasco mal passado ou no ponto. Aliás, gaúcho pode ser vegetariano. Por isso, vejo o 20 de Setembro como uma data maior. Não é simplesmente a Revolução Farroupilha. É o Dia do Gaúcho.
É um dia, uma semana, um mês inteiro de celebração dos costumes e tradições de um Estado, formado por povos de várias origens. O 20 de Setembro é mais do que política. Muito mais.
O termo gaúcho, que já foi usado de forma pejorativa, é carregado com orgulho pelo povo, que tem qualidades e defeitos como qualquer outro. Não precisa ser melhor, nem pior. Se quiser, pode acreditar que o mundo é uma porção de terra em volta do Rio Grande do Sul.
Viva o gaúcho!