A partir de 21 de julho, usuários do transporte público de Gravataí poderão consultar informações em tempo real sobre os ônibus da Sogil, que atendem as linhas municipais. A prefeitura está firmando uma parceria com o aplicativo de mobilidade Moovit.
A ferramenta é gratuita e está disponível nos smartphones ou no computador. O passageiro terá acesso a informações sobre melhores rotas, linhas disponíveis e localização em tempo real dos ônibus.
Ao acessar o aplicativo, o usuário precisará inserir o local de destino e a ferramenta mostrará eventual trecho de caminhada até a parada mais próxima e as linhas disponíveis para o trajeto. No terminal, é possível ver a estimativa de tempo para a chegada do próximo ônibus. Após o embarque, o passageiro ainda recebe uma notificação quando chegar o momento de descer.
- O uso da tecnologia ajuda os passageiros a programar melhor as viagens, até conexões para outras cidades, e reduzir o tempo de espera nas paradas. É mais uma ação para tornar o transporte público mais atrativo e eficiente, melhorando toda a mobilidade urbana na cidade - comenta o prefeito Luiz Zaffalon.
A parceria com o Moovit não terá custo para o usuário ou para a prefeitura. O aplicativo se monetiza por meio de publicidade oferecida na ferramenta. O Moovit também vende dados sobre mobilidade para empresas e governos, agencia compra de passagem pelo app e até divisão de custos de carona.
No Rio Grande do Sul, somente Porto Alegre já tem o monitoramento pelo aplicativo. Gravataí será a segunda cidade gaúcha. A Sogil opera na cidade com 63 veículos. Por dia, em média, são transportados 20 mil passageiros.
- Periodicamente, os dados gerados pelo Moovit serão analisados pelo Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí, em parceria com a UFRGS, o que vai nos ajudar a entender melhor os deslocamentos dentro da cidade e a necessidade dos usuários quanto a linhas e horários - comenta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio.
O aplicativo é 100% compatível com VoiceOver e TalkBack, dois dos leitores de telas para deficientes visuais mais conhecidos. Também é possível aumentar o tamanho da letra e identificar as rotas acessíveis, com acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida.
No Brasil, o aplicativo também está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Salvador e outras 15 cidades. No mundo, o app tem 1,7 bilhão de usuários em 3,5 mil cidades de 112 países. A startup surgiu em 2012, em Israel.