Os dias de neblina, que afetam as operações do aeroporto Salgado Filho, não pegarão mais os passageiros de surpresa. Depois de um ano em testes, a Fraport passará a informar no seu site sempre que houver alguma restrição de operações.
Em "Painel de voos Salgado Filho", antes da relação de cada um dos voos de partida ou chegada, será possível identificar se há algum tipo de problema. Uma frase informará a condição adversa.
Quando houver a informação de que o aeroporto está operando com "visibilidade abaixo dos parâmetros mínimos", isso significará que ele não tem condições de ter pousos e/ou decolagens. Em dias de tempestades com raios, porém, a Fraport manterá a divulgação oficial por meio direto de sua assessoria.
Quando os desembarques e embarques estiverem ocorrendo em condições normais o site informará apenas "Verifique seu voo na lista abaixo". É sempre importante destacar que, mesmo com o equipamento ILS - do inglês Instrument Landing System - categoria II, o aeroporto pode sim fechar, pois o sistema não viabiliza pousos e decolagens em forte cerração.
Estas serão as frase exatas que serão informadas quando houver alguma restrição:
- Verifique condições de visibilidade: Em razão da situação meteorológica adversa (nevoeiro), o Porto Alegre Airport está operando com procedimentos de visibilidade reduzida. O CAT II está funcionando normalmente.
- Verifique condições de visibilidade: Em razão da situação meteorológica adversa (nevoeiro), o Porto Alegre Airport está com visibilidade abaixo dos parâmetros mínimos para pousos e decolagens.
- Verifique condições de visibilidade: Em razão da situação meteorológica adversa (nevoeiro), o Porto Alegre Airport está com visibilidade abaixo dos parâmetros mínimos para pousos.
- Verifique condições de visibilidade: Em razão da situação meteorológica adversa (nevoeiro), o Porto Alegre Airport está com visibilidade abaixo dos parâmetros mínimos para decolagens. O CAT II segue disponível para pousos.
Somente o ILS-CAT III poderia possibilitar partidas e chegadas em condições mais adversas. Mas apenas o Aeroporto de Garulhos, em São Paulo, tem esse equipamento instalado no Brasil. Sua instalação é bastante onerosa e não está previsto ser instalado dentro do contrato de concessão assinado com a Fraport. Além disso, é preciso que as companhias aéreas façam também a sua parte. Os aviões precisam ter o mesmo sistema, as tripulações têm que estar treinadas. E isso é fato raro, pois demanda custo às companhias aéreas.
Como funcionam os CATs:
O sistema funciona por frequência de rádio e auxilia o piloto a centralizar a aeronave em relação à pista. Quando a cerração é fraca o ILS CAT I pode ser usado. Ele auxilia o piloto a chegar a 60 metros de altura quando este tem uma visibilidade de 800 metros. Se a visibilidade é menor, entra em ação o ILS CAT II, que opera em circunstâncias piores: quando o avião está a 30 metros do solo com apenas 400 metros de visibilidade à frente.