O lago do Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre, vai começar a receber intervenções. A ordem de início das obras foi assinada nesta sexta-feira (10).
Tapumes já começaram a ser instalados no local. A revitalização pretende dar mais condições à fauna do lago e recuperar o entorno do espaço. Os trabalhos deverão durar sete meses.
O lago passará por desassoreamento, receberá sistema de drenagem e recuperação do paisagismo. Como o lago é dividido em dois, a revitalização será realizada por etapas. Os peixes e cágados serão remanejados para a área que não estiver recebendo intervenções.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) estima que serão retirados cinco mil metros cúbicos de material orgânico. Isso irá aumentar a profundidade do lago em até um metro e possibilitará um aumento na quantidade de água.
A pequena cascata do lago será recuperada. Também serão instalados aeradores - espécie de chafariz - que darão maior oxigenação da água. Será construído um poço artesiano, de até 30 metros de profundidade. Ele será usado para abastecer o local em períodos de seca.
Partes do espaço para caminhada e do estacionamento da rua Comendador Caminha serão temporariamente interrompidas. Para eles serão levados os equipamentos e maquinários necessários para realizar as intervenções.
O lago receberá cinco áreas com bancos e vegetação apropriada em volta dele. Haverá ainda um deque de madeira na borda maior, com vista para um chafariz no centro do espelho d'água, que também terá a pequena ilha revitalizada.
O moinho, símbolo do parque batizado com o nome do bairro, receberá uma pintura nova, nas mesmas cores atuais. As margens serão cobertas com pedras. O projeto arquitetônico prevê a acomodação de 19 espécies diferentes de plantas no espaço.
A revitalização é resultado de um Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (Tascc). O documento foi assinado com a Melnick Even Coqueiro Empreendimento Imobiliário, que financia as intervenções como contrapartida de um investimento. A estimativa é de que sejam investidos R$ 2,7 milhões, incluindo projeto, gerenciamento e execução.
Também nesta sexta-feira foram entregues à comunidade os novos equipamentos do espaço de recreação infantil do parque, localizado próximo aos banheiros. O playground é uma doação dos adotantes do Parcão, Hospital Moinhos de Vento, Melnick, Panvel, Grupo Zaffari e Tramontina.
O espaço tem parte de seu piso revestido por material emborrachado, colorido, com espessura de 4cm, e partes em grama sintética e também saibro. Foram instalados um conjunto de balanços - com um modelo para bebê, um convencional e um tipo ninho -, gira-gira, gangorras, estrutura metálica para escalada, cama elástica, escorregador com caixa de areia, bancos e lixeiras.