A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) de Porto Alegre avança nas obras de revitalização do Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em parceria com a construtora Melnick — que financia as intervenções como contrapartida de um investimento. A ordem de início dos trabalhos no lago é previsto para a semana depois do Carnaval, e a estimativa inicial é de conclusão no prazo de 10 meses.
Ainda são estudadas as melhorias nos espaços esportivos, no outro lado da Avenida Goethe, mas essas intervenções devem acontecer apenas em um segundo momento (leia mais abaixo).
Foco da primeira fase da revitalização, o lago do parque receberá cinco áreas com bancos e vegetação apropriada em volta dele. Haverá ainda um deque de madeira na borda maior, com vista para um chafariz no centro do espelho d'água, que também terá a pequena ilha revitalizada.
Durante as obras, o espaço precisará ser interditado e coberto por tapumes. As aves que viviam junto ao local já foram retiradas. A intervenção será executada em duas partes, para realocar os cágados e os peixes no lado em que não estiverem ocorrendo os trabalhos.
O moinho, símbolo do parque batizado com o nome do bairro, receberá uma pintura nova, nas mesmas cores atuais. As margens serão cobertas com pedras, e há previsão de instalação de uma queda d'água. O projeto arquitetônico prevê a acomodação de 19 espécies diferentes de plantas no espaço.
— Todas as obras são embasadas por estudos de fauna, flora, cobertura vegetal e terão acompanhamento profissional técnico dessas questões ambientais depois que a obra for concluída. O objetivo é termos a permanência destas estruturas que serão entregues — explica a diretora de áreas verdes da Smamus, a arquiteta Priscila Spohr.
Ao lado do lago, estão em andamento as obras da nova pracinha infantil, que será vizinha à estrutura atual. Na quinta-feira (16), quando GZH visitou o espaço, funcionários trabalhavam no local, que já recebeu os brinquedos que, em breve, divertirão as crianças que visitam o parque.
Projeto para área esportiva
O lado esportivo do Parcão teve planos divulgados ainda em novembro do ano passado, mas ainda não recebeu obras devido à falta de verbas, de acordo com a Smamus. O projeto prevê duas quadras poliesportivas, quatro de beach tennis e uma de futevôlei. Além disso, arquibancada nas quadras de areia, playground infantil, três áreas de estar, academia ao ar livre e espaços de alimentação.
Em outro setor, mais próximo à Escola Estadual Uruguai, o campo de futebol que existe atualmente será transformado em dois de futebol 7 e o cachorródromo será totalmente revitalizado.
A área em frente ao colégio receberá mesas para pingue-pongue, futmesa, xadrez e um novo playground, além de recantos de descanso. A administração do parque permanecerá no mesmo local, ao lado das quadras.