A restauração de um dos cartões-postais da serra gaúcha está mais perto de sair do papel. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinou o contrato que irá garantir as obras na tradicional ponte sobre o Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis.
A ponte, na BR-470, completou 70 anos em agosto. A estrutura apresenta desgaste e opera com limitação de peso, o que impede, por exemplo, o tráfego de caminhão bitrem.
A partir do dia 1º, a empresa pernambucana Jatobeton Engenharia já começa a realizar o projeto. Em junho é aguardado o início da revitalização. Tudo precisará ser realizado dentro do prazo de um ano. Serão investidos R$ 9,7 milhões.
O serviço é aguardado há pelo menos sete anos. Depois que o restauro for finalizado, a expectativa é devolver a condição normal de tráfego na estrutura, sem restrição de peso.
Desde 2015
Entre os problemas identificados na ponte, desde 2015, estão sinais de impacto no concreto em uma das cabeceiras e oxidação da estrutura. Em 2016, quando a ponte ainda estava sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), técnicos instalaram escoras de madeira junto à cabeceira do lado de Veranópolis.
Embora não apresente risco de colapso, os técnicos optaram pelo reforço na época caso houvesse maior desgaste. A ponte está desenhada no logotipo do Daer, responsável pela construção. Desde 2019, a ponte está sob responsabilidade do Dnit.
Inaugurada em 1952
Com nome oficial de Ernesto Dornelles, a ponte foi inaugurada em 31 de agosto de 1952. Com 277 metros de extensão, era considerada na época a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira com arcos paralelos. Essa estrutura faz com que o peso da construção seja sustentado pelos arcos, enquanto pontes tradicionais contam com pilares que transferem o peso ao solo.