O restauro da ponte sobre o Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, na BR-470, está orçado em R$ 9,7 milhões. A empresa que fará a recuperação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) há pouco mais de uma semana e será responsável tanto pela elaboração do projeto quanto pela execução das obras. O cartão postal, que completa 70 anos nesta quarta-feira (31), apresenta desgaste em elementos da estrutura e opera com limitação de peso há pelo menos sete anos.
Atualmente a travessia está restrita a até 45 toneladas de peso bruto total (PBT), mas já chegou a ser de 36 toneladas. Essas limitações impedem, por exemplo, o tráfego de caminhões bitrem.
Entre os problemas identificados na ponte desde 2015 estão sinais de impacto no concreto em uma das cabeceiras e oxidação da estrutura. Em 2016, quando a ponte ainda estava sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), técnicos implantaram escoras de madeira junto à cabeceira do lado de Veranópolis. O reforço foi posicionado embaixo de elementos conhecidos na linguagem de engenharia como dentes gerber. As estruturas servem para transferir a carga entre uma viga e outra. Embora não apresente risco de colapso, os técnicos optaram pelo reforço na época caso houvesse maior desgaste.
Desde 2019, a ponte está sob responsabilidade do Dnit, que encaminhou, nos últimos meses, os trâmites para a realização do restauro. A licitação ocorreu por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), por isso a Jatobeton Engenharia Ltda, vencedora do certame poderá realizar tanto o projeto quanto as obras.
O contrato terá duração de um ano e meio, mas o trabalho precisa estar concluído em um ano a contar da ordem de início. Serão seis meses para a elaboração dos projetos finais e o restante para a execução das obras, que devem ocorrer em 2023. Atualmente, os trâmites estão na fase de apresentação de garantias para assinatura da parceria.
— Estamos confiantes que dentro do mês de setembro tenhamos o contrato, a ordem de início, e passamos a contar o prazo da finalização do projeto executivo pela contratada — afirma Adalberto Jurach, engenheiro do Dnit responsável pela BR-470.
Com nome oficial de Ernesto Dornelles, a ponte foi inaugurada em 31 de agosto de 1952. Com 277 metros de extensão, era considerada na época a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira com arcos paralelos. Essa estrutura faz com que o peso da construção seja sustentado pelos arcos, enquanto pontes tradicionais contam com pilares que transferem o peso ao solo. Depois que o restauro for finalizado, a expectativa é devolver a condição normal de tráfego na estrutura, sem restrição de peso.